ABA é um termo em inglês para Applied Behavior Analysis que, em português, é conhecido como Análise do Comportamento Aplicada sendo, no Brasil, uma diretriz teórica da psicologia, bem como a conhecida psicanálise.
Assim como as demais bases orientacionais da psicologia, a ABA trabalha através da vertente comportamental, com técnicas colocadas em prática pensando no melhor suporte e tratamento para pessoas com autismo.
Como qualquer tratamento em demais especialidades, o formato a ser aplicado na Terapia ABA depende do perfil da criança, das suas necessidades para conseguir exercer diferentes aprendizados. Se são características visuais, podendo diferir pelo ambiente onde é realizada o tratamento, ou mesmo verbais e físicas, fazendo o uso de brinquedos e outros itens que sirvam para aflorar essas percepções. A ABA age na intensidade de comportamentos assertivos, sendo conhecida pela “terapia sem erro”.
Desenvolvendo técnicas de ensinamento intensivo, de acordo com as carências individuais, tem como um de seus objetivos a inclusão de pessoas diagnosticadas com autismo em contextos de maior independência, integração social e comportamentos que colaborem com o aumento de sua qualidade de vida.
Cada ensino proposto é repetido de maneira enérgica e intensa, buscando maior independência possível do indivíduo diagnosticado com autismo ou demais transtornos que possam limitá-los de forma comunicacional ou fisicamente. Busca-se trabalhar suas habilidades em diferentes ambientes e contextos sociais de maneira que, cada passo dado nos processos da Terapia ABA, seja menos frustrante e mais interessante, podendo trazer mais motivação e satisfação em aprender.
Ficou interessado? Agende uma consulta com um de nossos profissionais!